28 de out. de 2010

Mensagem Pastoral - Outubro

“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” Romanos 1.17
   Com base neste versículo, Martinho Lutero deu início a Reforma Protestante há 493 anos (31-10-1517). A Reforma tinha como base a salvação pela graça, idéia esta que tem como principio que os filhos de Deus são salvos apenas e unicamente pela fé em Cristo e não por obras, como a Igreja do século XVI ensinava.
   É importante lembrar que esses ideais não eram inovadores. Teólogos como John Huss (séc.XV) e John Wiclif (séc.XIV), já haviam protestado contra a Igreja e alertado o povo de Deus de que somos aceitos unicamente pela fé em Jesus. Agostinho (séc.IV) também havia afirmado muito tempo antes, e Paulo ao explicar aos Romanos como Deus nos aceita cita o profeta Habacuque que viveu cerca de 600 anos antes de Cristo.
   Assim sendo, não há argumento bíblico e nem histórico para ensinar de forma contrária a salvação pela fé. Ainda assim, muitos grupos insistem em fazê-lo. Nas falsas promessas de que o povo de Deus irá conquistar tudo que almeja, há grupos religiosos hoje, que negociam a salvação como há séculos atrás. E assim vão atormentado e angustiando filhos e filhas de Deus que não encontram paz em seus corações.
   Sabendo do que acontece ao nosso redor, nossa tarefa ao celebrar a Reforma não é apenas lembrar um evento histórico e agradecer a Deus por termos essa verdade entre nós. Antes, é dar continuidade, defender e testemunhar que Cristo morreu por todos e que a fé, presente de Deus, nos reconcilia com o Pai. Que Deus nos abençoe nesta tarefa.
Rev. Renato Rodrigues Farofa – CEL Cristo Uberlândia/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário